Novo padrão de tomadas

A partir de agosto, as tomadas e os plugues de equipamentos eletroeletrônicos fabricados no país começarão a ser substituídos por um novo padrão. A troca foi determinada por uma resolução do Conselho Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Conmetro). A substituição acabará só em 2009, mas a quantidade de furos nas tomadas e de pinos nos plugues já está causando polêmica.
Hoje, existe uma dezena de tipos de plugue no Brasil. Dispositivos com dois pinos redondos, com dois pinos chatos, com dois pinos chatos e um redondo, as mais variadas combinações. A nova resolução fixa apenas dois tipos de plugue. Um dispositivo com três pinos redondos será usado em aparelhos que precisam de aterramento, para evitar choques. São equipamentos como máquinas de lavar, geladeiras e microondas. Eles têm uma carcaça metálica que pode conduzir corrente elétrica no caso de alguma falha. Por isso, é recomendável ligar um fio extra, o terra, ao sistema elétrico da casa. Em casas devidamente adaptadas, esse fio leva a descarga de energia até um lugar seguro, o solo. Desde outubro, por lei, todas as novas construções são obrigadas a ter o sistema de aterramento.
O outro tipo de plugue terá apenas dois pinos redondos e será usado nos demais eletrodomésticos, como secadores de cabelo, liquidificadores e televisores. A resolução do Conmetro também estabeleceu um único tipo de tomada, com três furos. Nela, encaixam-se tanto o plugue de dois pinos como o de três.
“O motivo da mudança é aumentar a segurança dos usuários”, diz Vicente Cattacini, da Associação Brasileira de Normas Técnicas, instituição responsável pela elaboração do novo padrão. Atualmente, os equipamentos que precisam de aterramento vêm com um fio solto para que os próprios consumidores façam a ligação ao sistema elétrico da casa. No novo plugue, o terceiro pino terá essa função – desde que a casa já tenha o sistema de aterramento ou que o proprietário providencie sua instalação. Do contrário, os usuários continuarão tão desprotegidos quanto antes. Os furos da nova tomada terão de ficar “para dentro” em relação ao chamado “espelho” da tomada (veja a foto abaixo). Isso fará com que os pinos entrem completamente nos buracos, sem que nenhuma parte metálica fique exposta, reduzindo o risco de choques.

O novo sistema tem desvantagens. Muitos dos plugues de equipamentos que existem hoje não se encaixarão nas tomadas de três pinos das construções novas. O engenheiro eletricista Paulo Barreto já fez o teste. Experimentou ligar seus eletrodomésticos na nova tomada. “De mais de 50 plugues, apenas 23% encaixaram”, diz. Nesses casos, os consumidores precisarão comprar adaptadores. “Será criada a indústria dos adaptadores sem segurança”, afirma Barreto. Segundo Gustavo José Kuster, gerente de certificação do Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro), a entidade já está trabalhando nos adaptadores. “Até o fim deste ano, será possível encontrar nas lojas adaptadores certificados pelo Inmetro e seguros para uso”, diz. O novo padrão é mais seguro. Mas o uso de adaptadores não-certificados pode provocar acidentes

E se você continuar morando em sua casa e resolver comprar uma máquina de lavar nova em 2010? A partir desse ano, esse tipo de equipamento já terá o plugue de três pinos. “Quem não quiser usar adaptador terá de trocar a tomada”, diz Marcos Pó, assessor técnico do Instituto Brasileito de Defesa do Consumidor (Idec). A indústria do setor, os comerciantes de material elétrico e as associações de consumidores têm trocado insinuações sobre o motivo real do estabelecimento desse padrão. Se existem interesses econômicos em jogo ou não, o mais importante agora é esclarecer o consumidor sobre a mudança, para que ele não leve um choque – literalmente.
EPOCA. 2009

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: