JavaScript – Como criar uma mensagem de boas vindas para seu site

Tenho criado tutoriais bem teóricos para que possamos entrar pra parte de criar os scripts sabendo o que realmente estamos fazendo, já falei sobre Variáveis e Valores e agora o assunto é Expressões Literais, para não ficar um tutorial chato, só com teorias, vamos criar um pequeno e simples script que deixa uma mensagem de boas vindas de acordo com o horário que o visitante chega ao seu site. Mas primeiro vamos a uma pequena introdução do que seria as Expressões Literais.

As expressões literais representam valores fixos. Elas são escritas diretamente pelo programador ao produzir o script. exemplos de expressões literais podem ser: 123 ou “Isto é uma expressão literal”.

As expressões literais podem ser usadas de diversas maneiras, como mostra o código a seguir, neste exemplo usamos as instruções if/else que vamos falar mais pra frente.


<!–
var nome = ” Visitante”;
var hora = 11;

if(hora <12)
document.write(“Bom dia. Seja bem vindo ao BHT” + nome);
else {
if(hora >= 13)
document.write(“Boa tarde. Seja bem vindo ao BHT! ” + nome);
else
document.write(“Seja bem vindo. Estamos em horário de almoço”);
}
–>

Note que na primeira linha usamos a expressão literal “Visitante” para dar um valor inicial a variável nome. Na segunda linha usamos uma expressão literal numérica para dar um valor a variável hora. O resto do código usa as expressões literais 12 e 13 para determinar a parte do dia (manhã, tarde ou hora do almoço) e dar as boas vindas com o texto literal mais adequado ao horário.

Este tipo de código é muito usado em lojas virtuais, quando você abre o site aparece a mensagem: bem vindo VISITANTE! ou se você já tiver logado ele vai substituir o VISITANTE pelo seu nome de usuário, lógico que esse código que acabamos de criar é super simples, ele não vai interagir com nenhum outro código do seu site, a menos que você o personalize. Este vai de dar Bom dia, hora do almoço e boa tarde.

Uma resposta to “JavaScript – Como criar uma mensagem de boas vindas para seu site”

  1. LastK Says:

    cara vc e ta de parabéns eu procurei codigos en varios lugares e nao achei

    obrigado

    Soares

Deixe um comentário