JavaScript – Variaveis e Valores

Hoje vamos aprender um pouco sobre as variáveis e valores, vou falar bem detalhadamente para que mais pra frente, quando começar a criar os scripts não haja duvidas.

As variáveis são objetos que servem para aguardar informação. Ela permitem da nomes a cada um dos fragmentos de informação com que temos que lidar. Se esses nomes forem bem escolhidos fica fácil saber onde é que se deve guardar um determinado pedaço de informação e onde é que se pode ir buscar a informação que se guardou antes. Para evitar erros e aumentar a produtividade é importante escolher nomes que descrevem aquilo que cada variável guarda. Assim, se escrevermos um programa que divide dois números é recomendado chamar dividendo, divisor e quociente os números envolvidos na operação. Escolha por exemplo n1, n2 e n3, apesar de funcionarem, provocam confusão e dão origem a erros difíceis de detectar porque tornam o código mais difícil de ler.

Essas são as regras para escolher o nome para a variável.

Todos os nomes têm que começar com uma letra ou com o caractere _ .

Os restantes caracteres que compõem o nome podem igualmente conter números. É importante lembrar que em JavaScript, as letras maiúsculas e letras minúsculas são coisas diferentes.

Declaração de Variáveis

Ao ato de criar uma variável se dá o nome de declaração. As variáveis que são declaradas fora de qualquer função são designadas por variáveis globais. Global quer dizer que a variável em questão pode ser utilizada em qualquer parte do script. Quando uma variável é declarada dentro de uma função ela será uma variável local porque só pode ser utilizada dentro dessa função, então fica a regrinha – Global pode ir pra qualquer parte do script e Local só pode ser utilizada dentro da função.

Se tentarmos acessar uma variável local fora da função em que ela foi declarada será gerado um erro porque a variável só existe no universo da função em foi declarada, ela não faz parte do mundo exterior a essa função e como tal, não pode ser utilizada.

Exemplo de declaração de variável

dividendo = 12;
divisor = 3;
sabor = “Doce”;
pi = 3.14159;

Neste exemplo, todas as variáveis declaradas serão variáveis globais. Se quisermos declarar variáveis cuja existência se limite a uma pequena sessão do código teremos de usar a declaração var, assim: var dividendo = 12;

Se usarmos esta declaração fora de qualquer função então, porque a variável é declarada na base da estrutura de código, ela será global.

Temos assim que a declaração var serve para limitar o contexto em que a variável existe e que:

As variáveis declaradas sem a declaração var são variáveis globais;
As variáveis declaradas usando a declaração var existem apenas no contexto em que foram definidas

Antes de começar a escrever código em JavaScript é muito importante planejar o modo como esse será organizado. Deve-se começar a identificar os dados que vão ser utilizados. A seguir escolhem-se os nomes das variáveis que vão guardar esses dados e só depois é que se começa a escrever o código propriamente dito.

Os Valores das Variáveis

A linguagem JavaScript é capaz de reconhecer três tipos de dados:

Números, como por exemplo 12 ou 3.14159
Texto, como por exemplo “Seja bem Vindo ao BHT!”
Valores lógicos (true ou false)
null, que é uma palavra especial que significa que a variável em questão não guarda qualquer valor, está vazia.

Convenções de Valores

A linguagem JavaScript exige pouco trabalho ao programador para definir o tipo de dados que uma variável deve guardar. É o próprio interpretador de JavaScript que em função dos dados que recebe decide se estes representam um numero, texto ou um valor lógico, ou nada (null).

var resposta = 42;

O interpretador decidirá guardar internamente a variável resposta como um número inteiro, mas se escrevermos:

var resposta = 42;
resposta = “Seja bem Vindo ao BHT!”;

Ao chegar a segunda linha de código, o interpretador mudará de ideia e a variável resposta deixará de ser guardada internamente como numero inteiro para passar a ser guardada como texto (Ou String). Esta conversão no tipo da variável acontece de forma automática e o programador não precisa fazer nada para que ele aconteça.

No próximo tutorial vamos começar a trabalhar uns códigos para podermos executar muitas ações úteis nas nossa paginas ok, essas introduções podem parecer chatas, mas é extremamente necessárias para que não tenhamos duvidas quando começarmos a colocar a mão na massa de verdade.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: