JavaScript – Organizando seus Códigos usando Comentários

Hoje vamos aprender a função dos comentários nos códigos JavaScript, estes códigos também são usados em algumas situações como no CSS ou mesmo para definir um determinado trecho de códigos HTML. Como nos casos anteriores, os comentários nos permite descrever o código JavaScript que produzimos tornando-o mais legível e mais fácil de manter. Se comentar adequadamente o código que produz, quando mais tarde precisar de o melhorar ou alterar alguma coisa, será mais fácil e rápido perceber o que fez antes. Se você desenvolver um código para partilhar com outras pessoas, então os comentários são ainda mais importantes para que os outros percebam aquilo que você escreveu.

Em JavaScript, podemos usar comentários com uma única linha e comentários com varias linhas. Os comentários com uma única linha começam com os caracteres //. Isto dá ao interpretador de JavaScript a indicação de que o resto da linha é um comentário, deste modo este ignora o resto da linha, continuando a interpretar o código na linha seguinte.

Um comentário que se estende por varias linhas começa com a sequência de caracteres /* e continua até ser encontrada a sequência de caracteres */, que marcam o fim do comentário. O trecho que estiver dentro destes caracteres são ignorados pelo navegador, que só começa ler os códigos depois que encontra o fim do comentário, no caso o */.

Ex: // Comentário de uma única linha

/* comentário de uma única linha, mas que poderia ocupar mais */

/* Comentário ocupando varias linhas. tudo que
estiver aqui dentro será ignorado pelo
interpretador de javascript */

Esta é uma maneira de deixar seus codigos bem organizados para que, fique facil de encontrar quando precisar mudar alguma coisa.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: