Inserindo JavaScript em uma página Web

Hoje estou fazendo minha estréia no Brasil High Tech como postador, mais um editor pra ser mais profissional, e como eu tenho uma serie de tutoriais no meu blog, meio que um curso mesmo de HTML e CSS, lembrando que não sou um profissional e sim um aprendiz que gosta de compartilhar os conhecimentos adquiridos. Aqui no BHT quis fazer algo parecido mas com uma linguagem diferente ao invés de HTML e CSS, resolvi optar por JavaScript. Muitos detestam essa linguagem, outros até dizem que o Java esta morrendo, mas na minha opinião é uma linguagem de peso, até celular roda aplicativos desenvolvidos em Java.

O JavaScript é uma linguagem de programação simples criada para dar mais interatividades e maior funcionalidade às páginas Web. Foi a Netscape que desenvolveu esta linguagem e acabou dando origem á especificação técnica ECMAScript, um padrão oficial reconhecido pela indústria.

O Código escrito em JavaScript é destinado a ser executado pelo browser visualizamos uma pagina, ele é uma parte integrante da pagina e permite que o browser seja capaz de tomar decisões quanto ao modo com que o conteúdo é apresentado ao usuário e como pode ser manipulado.

Para que os browsers sejam capazes de reconhecer um código JavaScript, ele necessariamente tem que estar dentro de .

Bom pessoal, depois dessa introdução, é hora de colocar a mão na massa e começar a trabalhar. Vamos criar nossa primeira pagina com JavaScript.

Primeira página com JavaScript

alert(“Seja bem vindo ao BHT!”);

Conteúdo de sua página em HTML

Aí você me pergunta: o que isso faz na página?
Assim que você entrar na pagina uma telinha de boas vindas irá aparecer.


Perceberam que no fim do código é colocado um ponto-e-vírgula ( ; )? É esse ; que vai dizer pro interpretador de JavaScript que é ali que acaba as instruções.

É graças ao JavaScript que podemos fazer com que os objetos gráficos apresentados a página, tais como por exemplo um botão, uma ligação de hipertexto ou uma imagem, respondam dinamicamente ás ações do usuário. Para que isso aconteça, basta adicionar um novo atributo ao elemento responsável pela apresentação desse objeto e escrever o código que ao ser executado dará origem ao comportamento que você espera.

Vamos fazer um exemplo.

<a href="http://www.brasilhightech.blogspot.com/&quot; target="_blank"
onclick=”alert (‘Obrigado por visitar o BHT!’)”>Visite o BHT

O atributo href=”…” acho que todos sabem pra que serve, especificar o URL de uma pagina numa ligação de hipertexto. O atributo onclick=”…” constitui um código JavaScript que neste caso vai fazer aparecer a caixa de dialogo com a mensagem de agradecimento.

bom pessoal, este foi meu primeiro tutorial de JavaScript e um monte que esta por vir. Espero que gostem.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: