Conhecendo a função Content-Aware Scale no Photoshop CS4.

01. Pressione Ctrl+O e abra uma foto que precisa ser redimensionada, com a foto aberta no Photoshop dê dois cliques em sua layer (na paleta de layers) e pressione Ok na caixa que irá aparecer, isto irá tornar a layer editável.

tutoriaisphotoshop.net

02. Agora vá em Edit> Content-Aware Scale ou pressione Ctrl+Shift+Alt+C, a caixa de Content-Aware Scale irá aparecer ao redor de sua imagem.

tutoriaisphotoshop.net

03. Note que ao clicar e arrastar os pontos de ajuste o Photoshop automaticamente detectará as partes da imagem que devem ser preservadas e as partes que devem ser distorcidas, diferente da ferramenta Free Transform que distorcia a imagem inteira.

tutoriaisphotoshop.net

04. Abaixo você pode conferir uma distorção feita com a Free Transform (Ctrl+T),a imagem foi redimensionada em cerca de 60% da sua largura original.

tutoriaisphotoshop.net

05.Utilizando a função Content-Aware Scale a imagem distorce mas a montanha continua praticamente intacta, acontece que o ideal seria que o barco continuasse intacto enquanto que o resto da imagem fosse redimensionado, a seguir veremos como é possível conseguir isto.

tutoriaisphotoshop.net

06. Com a imagem ainda em seu tamanho original pressione a letra Q do teclado para entrar no modo Quick Mask Mode.

tutoriaisphotoshop.net

07. Pressione a letra D do teclado para resetar as cores de Foreground e Background para preto e branco, pressione a letra B do teclado para selecionar a Brush Tool, passe o brush no elemento que você deseja preservar durante o redimensionamento, no caso da imagem deste tutorial o elemento será o Barco.

tutoriaisphotoshop.net

08. Com a área selecionada pressione novamente a letra Q no teclado, isto ativará a seleção, vá em Select; Inverse ou pressione Ctrl+Shift+I para inverter a seleção.

tutoriaisphotoshop.net

09. Sua imagem deverá ficar como a da foto abaixo, agora o elemento selecionado já está pronto para ser salvo como um Channel Alpha, o Channel Alpha é usado pelo Content-Aware Scale para preservar partes da imagem durante o redimensionamento.

tutoriaisphotoshop.net

10. A seleção abaixo foi criada de outra forma, com a Polygonal Lasso Tool, como pode-se ver ela não é extremamente exata, mas não tem problema pois a ferramenta identifica o elemento da mesma maneira, é possível criar a seleção utilizando diversas ferramentas e métodos.

tutoriaisphotoshop.net

11. Com a seleção criada vá em Select; Save Selection.

tutoriaisphotoshop.net

12. Defina os valores abaixo e pressione Ok.

tutoriaisphotoshop.net

13. Agora vá em Window> Channels para abrir o painel de Channels (antiga paleta de Channels), se tudo estiver certo você verá um novo Channel (no caso deste tutorial o Channel Sail Boat), vá em Select; Deselect ou pressione Ctrl+D para desabilitar a seleção que foi criada na imagem.

tutoriaisphotoshop.net

14. Agora ao entrar na função Content-Aware Scale (Edit; Content-Aware Scale) na barra de opções da ferramenta ao clicar no menu dropdown Protect você terá a opção de escolher o Channel criado anteriormente, que no tutorial foi nomeado como Sail Boat, escolha esta opção.

tutoriaisphotoshop.net

15. Redimensione a imagem como foi feito anteriormente e note que o barco permanecerá intacto, no caso deste tutorial a imagem foi redimensionada cerca de 60% de sua largura original como na primeira vez, o único problema agora ficou por conta da montanha que foi achatada, para resolver isto basta repetir o processo selecionando a montanha junto com o barco, ou seja, todos os elementos que não queremos que sofram alterações durante o redimensionamento.

tutoriaisphotoshop.net

16. A barra de opções da Content-Aware Scale oferece diversas configurações, abaixo você pode ver o que cada uma delas pode fazer:

1. Ponto de referência

O ponto de referência define o ponto que a imagem usará como referência quando ela for redimensionada, por Default o ponto central está selecionado mas você pode escolher outros pontos de acordo com sua necessidade.

2. Posição Relativa do ponto de referência

Você pode definir a posição do seu ponto de referência dentro do documento digitando os valores das coordenadas X e Y e depois pressionar Enter.

3. Porcentagem de escalonamento

O Photoshop preserva os valores de dimensão da imagem por Default mas caso você queira alterá-los basta digitar a porcentagem da alteração nos campos de Width (largura) e Height(altura) e pressionar Enter.

tutoriaisphotoshop.net

4. Amount

Esta opção define o valor das alterações aplicadas pela ferramenta Content-Aware Scale, você pode deixar em 100% para ter o redimensionamento inteligente ou 0% para que ela realize um redimensionamento normal (como a Free Transform).

5. Protect

Esta opção define as áreas que serão protegidas das alterações sofridas pela ferramenta, estas áreas são definidas (como mostrado neste tutorial) através de um alpha channel.

6. Protect Skin Tones

A função Protect Skin Tones é representada pelo ícone de um boneco e serve basicamente para preservar a imagem de qualquer pessoa quando uma fotografia for redimensionada com o Content-Aware Scale, é uma função automática que funciona relativamente bem, caso ela não funcione basta usar o recurso protect criando áreas de preservação.

7. Cancelar transformação.

Como o nome diz o ícone serve para cancelar a transformação da imagem, também é possível cancelar a transformação pressionando a tecla Esc no teclado.

8. Confirmar transformação

Basta clicar no ícone para finalizar qualquer transformação, também é possível confirmar a transformação pressionando a tecla Enter.

tutoriaisphotoshop.net

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: